terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cultura Digital

22/01/2013

No decorrer da aula ao se tratar de diversos aspectos, conceitos e contribuições do texto O Movimento da Cibercultura  de Pierre Lévy me trouxeram muitas inquietações. Considero muito importante os três princípios trazidos por Pierre Levy: Interconexão, Criação de Comunidades Virtuais e Inteligência Coletiva. Infelizmente concordo e afirmo a tragédia socioecônomica que vivemos "realmente os indivíduos inseridos nas classes abastadas têm e terão um excelente acesso as tecnologias", ou seja, sempre estarão conectados, mas infelizmente as crianças que estão a margem da nossa sociedade e são excluídas por nós e pelo sistema político e econômico capitalista não estão. Mas acredito que nós educadores temos que analisar os fatos do ponto de vista ideológico e  sermos mais críticos, devemos analisar os processos históricos que responderiam muitos questionamentos.
Atualmente no Brasil vivenciamos a implantação de diversos programas educacionais que são desenvolvidos na tentativa de amenizar e/ou melhorar os índices de ensino ou de melhorar o aproveitamento das crianças que estão inseridas na Escola Pública. Desse modo, repercute-se ainda quais seriam os motivos de muitas crianças apresentarem "dificuldades de aprendizagem", evadirem precocemente das salas de aula e não atingirem os conhecimentos básicos correspondentes  a idade série. Por outro lado, não apontamos as raízes históricas das desigualdades educacionais, muito menos como a nossa sociedade foi estruturada no decorrer dos anos e como esses elementos estão correlacionados com o fracasso escolar presente no sistem aeducacional até os dias atuais.  Por fim, precisamos analisar historicamente a formação da nossa sociedade, entender como, quando, porque e para quem a Instituição Escolar foi pensada.
 

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