Novidades... Conheci a famosa Prof ª Maria Helena Bonilla tão
comentada pelos corredores... Mais pude perceber que na verdade é uma excelente
profissional, mas com tem um discurso diferenciado e relevante, diferente da
maioria, muitos alunos (as) acabam não compreendendo a lógica de seus
argumentos. Os seus argumentos, inclusive muito politizados, tem a tentativa de
formar professores conscientes tendo como objetivo esclarecer que não podemos
pensar a educação em pleno século XXI como anos atrás seria um retrocesso.
Assim sendo, nosso Programa do Componente curricular EDC 287-
Educação e Tecnologias Contemporâneas foi apresentado e explicado
detalhadamente. Só fiquei preocupada por conta da necessidade de estar sempre
conectada... atualizando o blog, facebook e acrescentado fatos importantes, de
modo que possa ocorrer a interação entre os(as) colegas.
Mais interessante é o fato de eu nunca ter lido nenhum
referencial teórico a respeito de
Tecnologias na Educação, que abarcasse em poucas páginas aspectos tão
importantes para a formação do professor, o primeiro texto REFLEXÃO ENTRE
PROFESSORS EM BLOGS: PASSOS PARA NOVAS EDUCAÇÕES¹ das autoras Adriane Lizbehd
Halmann e Maria Helena Silveira Bonilla que foi baseado numa Tese de Mestrado trouxeram
no decorrer da minha leitura muitas reflexões e mais ainda, suscitou em minha
como estudante de educação o despertar
para mudanças nas minhas atitudes, que sei que vão ser demoradas mais ocorreram.
O objetivo do referido texto é passar a mensagem que o Blog é a abordagem de um
determinado tema e não uma ação isolada. Precisamos pensar a Educação de modo
que os Educadores(as) que são os que têm poder de junto com a Direção e a
meninada mudar a estrutura educacional que está posta .... Como podemos fazer
isso? Nos tornando educadores como sujeitos em constante formação e nesta
formação temos que nos mobilizar e de alguma forma nos envolvermos com as
decisões políticas.
É sábido que no nosso país a educação não é prioridade, que o
professor é uma vítima que no final acaba sendo condenado e transformando-se em
algoz, que não existe em muitas escolas uma infraestrutura ideal, que a nossa
formação ainda é precária, que o nosso ensino ainda atende aos moldes
tradicionais, que muitos educadores para terem uma razoável qualidade de vida
chegam a ter nas instituições de ensino uma carga horária de 60 h sem falar nos
trabalhos que são levados para casa para serem concluídos ...dessa forma
precarizamos mais ainda a nossa educação e não oportunizamos ao professor
momentos de leituras, discussões e de conhecer outras culturas... assim
acabamos perdendo a especificidade do Professor para que ele seja sempre um
INTELECTUAL, ou seja, sofrível mente alguns co nseguem romper com a barreira
imposta pelo seistema político de nossso país, que ainda é excludente,
hierárquico e que centraliza o seu poder, permitindo que apenas os pertencentes
a uma classe abastada tenham uma excelente carreira.
Por fim, “Os blogs possibilitam e potencializam tais movimentos,
de forma inacabada e sempre aberta a novas formas de expressã, dando espaço
para a reflexão de professores passe a ser entre professores, que colaboram
para a ressignificação das práticas educacionais e sua implicação social”.(HALMANN,2006,p.6)
Fica o Convite para acessarmos o Fórum Temático: A Nova
Relação com o Saber
Nenhum comentário:
Postar um comentário