sábado, 23 de março de 2013

Expectativas sobre uso das Tecnologias

O4/12/2013


Novidades... Conheci a famosa Prof ª Maria Helena Bonilla tão comentada pelos corredores... Mais pude perceber que na verdade é uma excelente profissional, mas com tem um discurso diferenciado e relevante, diferente da maioria, muitos alunos (as) acabam não compreendendo a lógica de seus argumentos. Os seus argumentos, inclusive muito politizados, tem a tentativa de formar professores conscientes tendo como objetivo esclarecer que não podemos pensar a educação em pleno século XXI como anos atrás seria um retrocesso.
Assim sendo, nosso Programa do Componente curricular EDC 287- Educação e Tecnologias Contemporâneas foi apresentado e explicado detalhadamente. Só fiquei preocupada por conta da necessidade de estar sempre conectada... atualizando o blog, facebook e acrescentado fatos importantes, de modo que possa ocorrer a interação entre os(as) colegas. 

Mais interessante é o fato de eu nunca ter lido nenhum referencial teórico  a respeito de Tecnologias na Educação, que abarcasse em poucas páginas aspectos tão importantes para a formação do professor, o primeiro texto REFLEXÃO ENTRE PROFESSORS EM BLOGS: PASSOS PARA NOVAS EDUCAÇÕES¹ das autoras Adriane Lizbehd Halmann e Maria Helena Silveira Bonilla  que foi baseado numa Tese de Mestrado trouxeram no decorrer da minha leitura muitas reflexões e mais ainda, suscitou em minha como  estudante de educação o despertar para mudanças nas minhas atitudes, que sei que vão ser demoradas mais ocorreram. O objetivo do referido texto é passar a mensagem que o Blog é a abordagem de um determinado tema e não uma ação isolada. Precisamos pensar a Educação de modo que os Educadores(as) que são os que têm poder de junto com a Direção e a meninada mudar a estrutura educacional que está posta .... Como podemos fazer isso? Nos tornando educadores como sujeitos em constante formação e nesta formação temos que nos mobilizar e de alguma forma nos envolvermos com as decisões políticas.

É sábido que no nosso país a educação não é prioridade, que o professor é uma vítima que no final acaba sendo condenado e transformando-se em algoz, que não existe em muitas escolas uma infraestrutura ideal, que a nossa formação ainda é precária, que o nosso ensino ainda atende aos moldes tradicionais, que muitos educadores para terem uma razoável qualidade de vida chegam a ter nas instituições de ensino uma carga horária de 60 h sem falar nos trabalhos que são levados para casa para serem concluídos ...dessa forma precarizamos mais ainda a nossa educação e não oportunizamos ao professor momentos de leituras, discussões e de conhecer outras culturas... assim acabamos perdendo a especificidade do Professor para que ele seja sempre um INTELECTUAL, ou seja, sofrível mente alguns co nseguem romper com a barreira imposta pelo seistema político de nossso país, que ainda é excludente, hierárquico e que centraliza o seu poder, permitindo que apenas os pertencentes a uma classe abastada tenham uma excelente carreira.

Por fim, “Os blogs possibilitam e potencializam tais movimentos, de forma inacabada e sempre aberta a novas formas de expressã, dando espaço para a reflexão de professores passe a ser entre professores, que colaboram para a ressignificação das práticas educacionais e sua implicação social”.(HALMANN,2006,p.6)

Fica o Convite para acessarmos o Fórum Temático: A Nova Relação com o Saber

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