sábado, 23 de março de 2013

Cibercultura - Sociabilidade- Qualidade de ensino


29/01/2013

Agora sim, já mais inteirada das leituras já posso entender a mensagem que Levy tenta passar no seu Capítilo X - As mutações da educação e a economia do saber e  mais especificamente o Cap. XI. Assim os sistemas educativos atualmente sofrem restrições. Por outro lado temos que considerar o Ensino e o reconhecimento dos saberes.
Através de um novo olhar assistimos ao vídeo - cujo entrevistado foi Pierre Levy  muitas, dúvidas, expectativas e discussões... A turma é muito prolixa (massa!) quase não dar tempo postar no blog, fórum e facebook, cada aspecto ressaltado suscita novos questionamentos e um assunto que poderia ser analisado isoladamente acaba caminhando por outros caminhos... Isso é excelente cada dia de aula fica um X na minha memória, tenho que pensar assim, agir assim, a educação não pode ser algo amarrado e pronto. As discussões no decorrer do semestre tem sido tão interessantes e esclarecedoras que me encorajaram a arriscar novas possibilidades e expor minhas insatisfações...

Imagens-Diferentes aspectos


18/12/2012


Hummmmmmmmmmm! Tenho que aprender a configurar meu Blog tornando-o interativo, hipertextualizado etc. Mas ainda não estou conseguindo... Espero que em curto prazo melhore o meu blog.
Iniciamos discussões muito pertinentes sobre os diversos aspectos e objetivos de uma imagem e de como cada mensagem tem o intuito de nos passar, uma mensagem que perpassa por fatos reais, que ocorrem na nossa sociedade. Exemplo analisando o vídeo.... o mesmo mostra a MODELO na fase inicial, transformação do rosto com recursos da maquiagem e tecnologia, trata-se inicialmente da imagem das diversas maneiras de personificar um rosto para atender uma determinada campanha publicitária, ou seja, uma maquiagem e uma escolha de uma modelo cujo perfil e traços atendam ao padrão de mercado condizente com a nossa sociedade. Para fundamentar tal analise foi proposto a leitura do texto de Luís Felippe Serppa que discute sobre o Papel da Imagem no Contexto Contemporâneo.

Tecnologia da Informação e Comunicação-Educação

11/01/2013


                                                                            CIBERCULTURA

                                                                                                                        INTERATIVIDADE
        HIPERTEXTUALIDADE

                      
                                                                        VIRTUALIDADE
Enfim muitas informações...pequenas palavras que se tornam grandes e todas elas repercutem na tecnologia e na educação.

Expectativas sobre uso das Tecnologias

O4/12/2013


Novidades... Conheci a famosa Prof ª Maria Helena Bonilla tão comentada pelos corredores... Mais pude perceber que na verdade é uma excelente profissional, mas com tem um discurso diferenciado e relevante, diferente da maioria, muitos alunos (as) acabam não compreendendo a lógica de seus argumentos. Os seus argumentos, inclusive muito politizados, tem a tentativa de formar professores conscientes tendo como objetivo esclarecer que não podemos pensar a educação em pleno século XXI como anos atrás seria um retrocesso.
Assim sendo, nosso Programa do Componente curricular EDC 287- Educação e Tecnologias Contemporâneas foi apresentado e explicado detalhadamente. Só fiquei preocupada por conta da necessidade de estar sempre conectada... atualizando o blog, facebook e acrescentado fatos importantes, de modo que possa ocorrer a interação entre os(as) colegas. 

Mais interessante é o fato de eu nunca ter lido nenhum referencial teórico  a respeito de Tecnologias na Educação, que abarcasse em poucas páginas aspectos tão importantes para a formação do professor, o primeiro texto REFLEXÃO ENTRE PROFESSORS EM BLOGS: PASSOS PARA NOVAS EDUCAÇÕES¹ das autoras Adriane Lizbehd Halmann e Maria Helena Silveira Bonilla  que foi baseado numa Tese de Mestrado trouxeram no decorrer da minha leitura muitas reflexões e mais ainda, suscitou em minha como  estudante de educação o despertar para mudanças nas minhas atitudes, que sei que vão ser demoradas mais ocorreram. O objetivo do referido texto é passar a mensagem que o Blog é a abordagem de um determinado tema e não uma ação isolada. Precisamos pensar a Educação de modo que os Educadores(as) que são os que têm poder de junto com a Direção e a meninada mudar a estrutura educacional que está posta .... Como podemos fazer isso? Nos tornando educadores como sujeitos em constante formação e nesta formação temos que nos mobilizar e de alguma forma nos envolvermos com as decisões políticas.

É sábido que no nosso país a educação não é prioridade, que o professor é uma vítima que no final acaba sendo condenado e transformando-se em algoz, que não existe em muitas escolas uma infraestrutura ideal, que a nossa formação ainda é precária, que o nosso ensino ainda atende aos moldes tradicionais, que muitos educadores para terem uma razoável qualidade de vida chegam a ter nas instituições de ensino uma carga horária de 60 h sem falar nos trabalhos que são levados para casa para serem concluídos ...dessa forma precarizamos mais ainda a nossa educação e não oportunizamos ao professor momentos de leituras, discussões e de conhecer outras culturas... assim acabamos perdendo a especificidade do Professor para que ele seja sempre um INTELECTUAL, ou seja, sofrível mente alguns co nseguem romper com a barreira imposta pelo seistema político de nossso país, que ainda é excludente, hierárquico e que centraliza o seu poder, permitindo que apenas os pertencentes a uma classe abastada tenham uma excelente carreira.

Por fim, “Os blogs possibilitam e potencializam tais movimentos, de forma inacabada e sempre aberta a novas formas de expressã, dando espaço para a reflexão de professores passe a ser entre professores, que colaboram para a ressignificação das práticas educacionais e sua implicação social”.(HALMANN,2006,p.6)

Fica o Convite para acessarmos o Fórum Temático: A Nova Relação com o Saber

sexta-feira, 22 de março de 2013

D++++++++++++

22/03/2013


Dia ótimo estou conseguindo melhorar a minha Interação com as tecnologias. Ufa tudo está caminhando ebm para o dia do debate. Até..............

Software livre - 26/02/2013


A MODERNIDADE

19/03/2013

Momento maravilhoso toda turma reunida para o nosso debate. Tendo como inicio a discussão sobre Rádio e Educação e no segundo momento TV e Vídeo na Educação. A turma foi fantástica e a experiência de romper com o tradicionalismo do estilo de Seminário que estamos acostumados(as) foi surpreendente, nós conseguimos ficar até menos tensas.(rsrs)

Do ponto de vista teórico aspectos importantes foram apontados e correlações coma a atualidade foram feitas. Podemos perceber a importância de uma gestão participativa na escola, pois a mesma pode suscitar nos(as) alunos(as) o interesse por gerirem o espaço de Rádio, TV e Vídeo na escola. Os mesmos podem  muito bem, correlacionar os conteúdos de geografia, por exemplo, ( Desigualdades Sociais, Crescimento Populacional), trazendo fatos reais do seu bairro e contextualizando o que é apresentado na sala de aula, fazendo com isso que todos os(as) colegas tenham acesso a uma nova forma de informação.Assim estarão desenvolvendo o senso crítico e sendo menos inertes/passivos que é o que nosso ensino de mera reprodução, acaba desenvolvendo em cada um de nós.