sexta-feira, 22 de março de 2013

A MODERNIDADE

19/03/2013

Momento maravilhoso toda turma reunida para o nosso debate. Tendo como inicio a discussão sobre Rádio e Educação e no segundo momento TV e Vídeo na Educação. A turma foi fantástica e a experiência de romper com o tradicionalismo do estilo de Seminário que estamos acostumados(as) foi surpreendente, nós conseguimos ficar até menos tensas.(rsrs)

Do ponto de vista teórico aspectos importantes foram apontados e correlações coma a atualidade foram feitas. Podemos perceber a importância de uma gestão participativa na escola, pois a mesma pode suscitar nos(as) alunos(as) o interesse por gerirem o espaço de Rádio, TV e Vídeo na escola. Os mesmos podem  muito bem, correlacionar os conteúdos de geografia, por exemplo, ( Desigualdades Sociais, Crescimento Populacional), trazendo fatos reais do seu bairro e contextualizando o que é apresentado na sala de aula, fazendo com isso que todos os(as) colegas tenham acesso a uma nova forma de informação.Assim estarão desenvolvendo o senso crítico e sendo menos inertes/passivos que é o que nosso ensino de mera reprodução, acaba desenvolvendo em cada um de nós.




terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Modernidade na Cibercultura



19/02/2013

A RELAÇÃO DA CIBERCULTURA COM AS REDES SOCIAIS

Oficina de Educação e Vídeo: Software openshot

Momento D++++++++++ Paula(eu), Ricardo e Fabiano tiveram que colocar a cabeça para funcionar. A agonia foi tanta que nem prestamos atenção nas explicações das professoras Marildes, Tânia e ... esqueci o nome da outra) , fomos direto para a prática, as ideias foram surgindo, selecionando imagens que passariam a ideia do que queríamos abordar e sem falar na trilha sonora que escolhemos, letra da música de Gil que com ela conseguimos finalizar o planejamento e execução  do nosso vídeo. (escrever mais)
Concerteza, quando estiver na sala de aula me lembrarei desta Oficina e utilizarei conforme o ROTEIRO DE PRODUÇÃO VÍDEO COM IMAGENS ESTÁTICAS com meus alunos(as), se entre nós adultos estudantes os resultados foram ótimos, muitas discussões e formas de pensar foram articuladas, trocas etc e sem falar no respeito ao outo ao conduzir e mencionar cada ideia....assim imagino que com as crianças com certeza será fabulosa e mais do que isso elas se sentiram especiais pois darão significados próprios aos produzirem seus vídeos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Reflexão


A matéria - Educação é terrível no mundo todo, diz pesquisador de tecnologia Marc Prensky suger é excelente. A leitura  da mesma me fez lembrar de diversos aspectos discutidos na sala de aula.: A breve necessidade de uma constante conexão entre as crianças e todos nós, as crianças podem contribuir para o seu próprio aprimoramento utilizando a rede. Ressalto um dos principais pontos abordados por Prensky sobre: "nativos digitais", imigrantes digitais ou aqueles que conheceram o mundo antes da internet, a tecnologia envolvida na educação de duas formas: trivial e poderosa . Correlacionando com as contribuições do Prensky e com o que é realidade nas escolas é importante entendermos que as crianças de hoje aprendem de forma diferente e tem a necessidade de uma nova abordagem de conteúdos em sala de aula. Nós professores precisamos de muita paixão e de uma visão crítica à respeito das políticas educacionais que estão impostas, para que  de fato possamos  conduzir o percuso dessa criançada e tentar mudar a visão tradicionalista que cerca a educação
 

 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cultura Digital

22/01/2013

No decorrer da aula ao se tratar de diversos aspectos, conceitos e contribuições do texto O Movimento da Cibercultura  de Pierre Lévy me trouxeram muitas inquietações. Considero muito importante os três princípios trazidos por Pierre Levy: Interconexão, Criação de Comunidades Virtuais e Inteligência Coletiva. Infelizmente concordo e afirmo a tragédia socioecônomica que vivemos "realmente os indivíduos inseridos nas classes abastadas têm e terão um excelente acesso as tecnologias", ou seja, sempre estarão conectados, mas infelizmente as crianças que estão a margem da nossa sociedade e são excluídas por nós e pelo sistema político e econômico capitalista não estão. Mas acredito que nós educadores temos que analisar os fatos do ponto de vista ideológico e  sermos mais críticos, devemos analisar os processos históricos que responderiam muitos questionamentos.
Atualmente no Brasil vivenciamos a implantação de diversos programas educacionais que são desenvolvidos na tentativa de amenizar e/ou melhorar os índices de ensino ou de melhorar o aproveitamento das crianças que estão inseridas na Escola Pública. Desse modo, repercute-se ainda quais seriam os motivos de muitas crianças apresentarem "dificuldades de aprendizagem", evadirem precocemente das salas de aula e não atingirem os conhecimentos básicos correspondentes  a idade série. Por outro lado, não apontamos as raízes históricas das desigualdades educacionais, muito menos como a nossa sociedade foi estruturada no decorrer dos anos e como esses elementos estão correlacionados com o fracasso escolar presente no sistem aeducacional até os dias atuais.  Por fim, precisamos analisar historicamente a formação da nossa sociedade, entender como, quando, porque e para quem a Instituição Escolar foi pensada.
 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CIBERCULTURA

15/01/2013

Saliento a importância das discussões entre os(as) colegas, pois tem permitido que eu possa elucidar e ampliar  novos conhecimentos. Além disso, a analise de conceitos que até então permeavam o âmbito do senso comum.De início ouvia falar à respeito de cibercultura, ciberespaço, interconexão, comunidades virtuais e não conseguia fazer a interação dessas palavras com o sistema educacional e perceber a importância das tecnologias como centro e como uma nova forma de aprendizagem. 

Muito bom adorei ler sobre Pierre levy precisamente para este dia – O Capítulo VII  O movimento social da cibercultura-  como anteriormente já tinha mencionado , nunca tinha feito leituras aprofundadas sobre as Tecnologias e muito menos tinha conhecimento da importância de LEVY, como algumas colegas mais experientes se referem a Bíblia quando falei que estava lendo sobre Levy.  A turma discutiu bastante é difícil apontar tudo mas as partes mais emocionantes perpassam sobre as relações online, comunidade virtual, possíveis relações, comunidade atual x comunidade virtual. Além disso, fomos conduzidos a  pensar sobre os seguintes conceitos: CIBERESPAÇO, CIBERCULTURA, CULTURA, CULTURA DIGITAL, CIBRNÉTICO, INTERCONEXÃO, RIZOMÁTICO, FRACTAL, FLAMES etc, fantástico cada um foi construindo de acordo com o que pesquisou o desenvolvimento do significado de cada palavra e desta forma podemos partir para uma leitura mais consciente dos outros textos de LEVY.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Oficina de Imagem

08/01/2012


Oficina de imagem, a estudante de tecnologia conduziu a oficina apresetou diversos  programas como Gimp e etc. Mas nesse dia estava péssima, muito cansada. Toda vez que recortava a imagem e fazia a montagem acabava perdendo...ufa!!! acabei não conseguindo realizar a atividade.
No decorrer das explicações sobre as diversas formas de se utilizar os programas GIMP e/ou TUX PAINT é notório a importância da tecnologia não só do ponto de vista do entretenimento. Assim, ultrapassamos o inimaginável, são impressionantes as diversas possibilidades de criação, inclusive tais aprendizados, permitem serem utilizados e inseridos no contexto educacional, suscitando  nas crianças, jovens e adultos a criatividade que muitas vezes acaba sendo bloqueada por um ensino tradicional, no qual as tecnologias passam despercebidas. 
É importante ressaltar, que já baixei os dois programas no meu notebook. Sendo assim, vou aproveitar as horas vagas para me familiarizar!!!